A origem de Nossa Senhora da Saúde
Existem muitas origens para a história de Nossa Senhora da Saúde, com várias versões em vários locais, porém a que possui mais registros e mais aceita remonta aos tempos da peste negra européia.
Segundo contam os registros e a tradição, no ano de 1599 uma forte epidemia caiu sobre a cidade de Sacavém em Portugal, sendo tão mortal que não havia sequer espaço para enterrar os cadáveres dos que caiam por conta desta doença que se espalhava, o que forçou a começarem escavações e covas nos arredores do cemitério da igreja.

O milagre de Nossa Senhora da Saúde
Durante as escavações das novas valas foi encontrada uma imagem de Nossa Senhora, e imediatamente foi tomado como um sinal de Maria para que todos orassem, e assim foi feito.

Imediatamente as pessoas começaram a orar a Nossa Senhora da Saúde com grande veneração, pedindo a proteção da Virgem Santíssima.
Tamanhos eram os benefícios de cura que vinham das orações que o povo decidiu realizar uma procissão pela proteção e Maria, que fez com que a peste cessasse, e sendo atribuída a esta imagem o nome de Nossa Senhora da Saúde.
Ao olharmos para a tradição da devoção Mariana, podemos entender que o ícone de Nossa Senhora da Saúde faz sentido, já que a Virgem Santíssima vem ao nosso encontro nos momentos de grande dificuldade inclusive quando causados por enfermidade.