Santuário Arquidiocesano

Paróquia Nossa Senhora da Saúde

07h

10h
19h
07h
- Celebração da Palavra
07h
19h
- Missa da Família
07h
19h
07h
05h30
- Primeira sexta feira do mês - Santa Missa penitencial
07h
19h
08h
19h

Comunidade Nossa Senhora do Rosário

Domingo
07h

Comunidade Nossa Senhora da Conceição

Domingo
08h30

Comunidade São Pedro

Domingo
08h30

Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Quinta-feira
19h - Missa na Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Comunidade São Cristóvão

Sábado
17h
Você está em:

A origem de Nossa Senhora da Saúde
Existem muitas origens para a história de Nossa Senhora da Saúde, com várias versões em vários locais, porém a que possui mais registros e mais aceita remonta aos tempos da peste negra européia.
Segundo contam os registros e a tradição, no ano de 1599 uma forte epidemia caiu sobre a cidade de Sacavém em Portugal, sendo tão mortal que não havia sequer espaço para enterrar os cadáveres dos que caiam por conta desta doença que se espalhava, o que forçou a começarem escavações e covas nos arredores do cemitério da igreja.

O milagre de Nossa Senhora da Saúde
Durante as escavações das novas valas foi encontrada uma imagem de Nossa Senhora, e imediatamente foi tomado como um sinal de Maria para que todos orassem, e assim foi feito.

Imediatamente as pessoas começaram a orar a Nossa Senhora da Saúde com grande veneração, pedindo a proteção da Virgem Santíssima.
Tamanhos eram os benefícios de cura que vinham das orações que o povo decidiu realizar uma procissão pela proteção e Maria, que fez com que a peste cessasse, e sendo atribuída a esta imagem o nome de Nossa Senhora da Saúde.
Ao olharmos para a tradição da devoção Mariana, podemos entender que o ícone de Nossa Senhora da Saúde faz sentido, já que a Virgem Santíssima vem ao nosso encontro nos momentos de grande dificuldade inclusive quando causados por enfermidade.